A decisão, publicada no 'Órgão Oficial do Município' desta quarta-feira (28), ocorreu diante da estabilidade do contágio do novo coronavírus na cidade
Por LISLEY ALVARENGA
28/10/20 - 17h35
https://www.otempo.com.br/

A Casa da Cultura, prédio onde são realizados vários eventos culturais da cidade, poderá reabrir as portas
Foto: João Lêus/ Arquivo
Diante da entrada de Betim, na região metropolitana, para a onda verde do plano Minas Consciente, do governo de Minas, e com a estabilidade do contágio do número de casos e de óbitos por causa da Covid-19, a Prefeitura de Betim decidiu autorizar, a partir desta sexta-feira (30), a retomada do funcionamento de estabelecimentos culturais e de lazer no município, como cinemas, boliches, parque de diversões, circos, exposições, feiras, congressos, seminários, Casa da Cultura Josephina Bento, museus, salões de dança e casas de shows, festas e eventos. A decisão foi publicada no “Órgão Oficial do Município” desta quarta-feira (28).
"Vocês, do setor de eventos, foram muito castigados pela pandemia, tiveram que ficar de portas fechadas. Imagino o prejuízo e a dor que vocês tiveram nesses últimos meses. Foi publicada agora na página oficial da prefeitura a liberação dos eventos. Claro, que com algumas restrições, a pandemia não acabou. Mas confiamos na maturidade e responsabilidade de vocês para manter ambientes que evitem o contágio. Espero que neste fim de ano possam recuperar pelo menos uma parte daquilo que vocês sofreram ao longo deste ano", salaientou o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, em vídeo publicado por ele e que circula nas redes sociais.
Para conseguir autorização para retomar as atividades, os estabelecimentos deverão cumprir todas as medidas de biossegurança contra a propagação do novo coronavírus já estipuladas em decretos municipais e assinar um Termo de Ajustamento Municipal (TAM).
Primeiramente, os proprietários desses estabelecimentos terão que criar um plano de ações e estratégias de segurança e apresentá-lo à prefeitura, que vai estabelecer as normas e adequações físicas necessárias para que possam funcionar.
“Esse plano deverá ser protocolado na prefeitura e será criteriosamente avaliado pela Vigilância Sanitária que, depois, vai verificar in loco se os estabelecimentos estão realmente cumprindo com as ações de segurança”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde de Betim, Nilvan Baeta.
Caso o plano seja aprovado, será posteriormente encaminhado para Procuradoria Geral do Município, para que seja firmado Termo de Ajustamento Municipal (TAM) e, depois, o estabelecimento receberá um alvará de funcionamento. Caso descumpram com as medidas de segurança sanitária estabelecidas, o proprietário do estabelecimento poderá sofrer sanções na esfera cível e criminal, além de ter o alvará de funcionamento revogado.
“Mesmo com essa nova flexibilização, a população não pode relaxar com os cuidados, mantendo o distanciamento social, continuando com as medidas de higienização e utilizando a máscara de proteção. Somente assim, não correremos risco de ter um novo avanço da doença no município e, consequentemente, termos que recuar com a reabertura das atividades e fecharmos novamente o comércio”, alertou o secretário de Saúde de Betim, Guilherme Carvalho.
Números da Covid
Segundo a Secretaria de Saúde de Betim, a cidade hoje vive uma estabilidade nos índices de proliferação da doença. Mas, até esta quarta-feira (28), o número de casos confirmados de Covid chega a 7272, com 6900 pacientes recuperados e 230 óbitos.
Já a taxa de ocupação dos leitos tem caído. Conforme boletim epidemiológico da última terça-feira (27), havia 45% das 105 vagas de terapia intensiva sendo usadas, e a taxa de ocupação dos 115 leitos clínicos era de 18%.
Matéria atualizada às 18h58.
Nenhum comentário:
Postar um comentário