Sapore diz que Lula prejudicou Minas Gerais na Segurança Pública

Ex secretário do Governo Aécio Neves diz que faltou mais repasses e investimentos para a ampliação das prisões

Mesmo sendo responsáveis pela queda de homicídios no Brasil durante o governo Lula, Minas Gerais e São Paulo, estados governados pela oposição, foram perseguidos e receberam investimentos menores em segurança pública do que os governos petistas. É o que revela reportagem publicada quarta-feira (22.12) pelo jornal “Valor Econômico”.
Durante o ano passado, os dois estados que juntos somam cerca de 30% da população do país, receberam somados recursos financeiros federais através do Pronasci menores do que recebeu a Bahia governador pelo PT. O índice de homicídios dolosos por 100 mil habitantes recuou da faixa de 28,5 em 2002 para 25,8 em 2008, segundo dados compilados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O cientista social Luiz Flavio Sapore, da PUC mineira, que foi secretário-adjunto de segurança pública em Minas no primeiro mandato do ex-governador Aécio Neves (2003-2007), disse que faltou mais repasses e investimentos para a ampliação das prisões. “Temos um déficit de 200 mil vagas no sistema penitenciário. E o governo federal respondeu a isso com baixos repasses e a construção de quatro penitenciárias que abrigam menos de mil presos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário