Governo Anastasia faz alunos de Minas serem os melhores nas olimpíadas de matemática no Brasil.

Os alunos de Minas Gerais venceram pela quarta vez consecutiva a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), superando São Paulo e Rio de Janeiro. O Estado é o campeão de medalhas no país, com 780 estudantes premiados. São 113 medalhas de Ouro, 231 de Prata e 436 de Bronze. Os alunos da rede, estadual administrada pelos Governos Aécio e Anastasia, se destacam entre os premiados mineiros.
Das 780 medalhas conquistadas por Minas Gerais, 509 são da rede estadual, com 65 de Ouro, 147 de Prata e 297 de Bronze. O destaque do Estado também está entre as escolas premiadas. Das 249 selecionadas nacionalmente, Minas Gerais possui 53 na lista, sendo 45 da rede estadual.
A segunda colocação da Obmep/2010 ficou com o Estado de São Paulo. Os paulistas conquistaram 737 medalhas – 83 de Ouro, 212 de Prata e 442 de Bronze. Rio de Janeiro conquistou o 3º lugar com 350 medalhas, mas venceu São Paulo na categoria Ouro com 95 medalhas. Nas categorias Prata e Bronze recebeu 112 e 143 medalhas respectivamente. Ao todo, a Obmep distribui 3.200 medalhas em todo o país, sendo 500 de ouro, 900 de prata e 1.800 de bronze.
Entre os professores, Minas Gerais também conquistou números expressivos. Dos 130 premiados em todo o país, 29 são mineiros, sendo 23 da rede estadual. Para a premiação desses professores é levando em conta o número de medalhistas nas categorias: Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa.
A relação dos premiados está disponível no site da Obmep:http://premiacao.obmep.org.br/2010/mapa_premiacao_content.htm.
Mato Verde
Uma das escolas mineiras premiadas fica no município de Mato Verde, no Norte de Minas, com pouco mais de 15 mil habitantes. A Escola Estadual Professor José Américo Barbosa se prepara durante todo o ano para participar das Olimpíadas. Há um projeto específico para estimular o aprendizado de Matemática que prevê também o reforço para os alunos que não vão bem.
Antes da primeira fase da competição, os alunos estudam o conteúdo da prova durante as aulas de Matemática. Já para a fase final, ocorre o chamado estudo monitorado. O professor da disciplina auxilia na preparação dos alunos em horário extraclasse. Os alunos resolvem uma série de exercícios para aprenderem a dinâmica da prova.
De acordo com a professora de Matemática da escola, Alaíde Antunes das Chagas e Freitas, premiada pela 4ª vez consecutiva, tanto esforço não poderia levar a outro resultado. “Assim como acredito em meus alunos, também mostro a eles que devem confiar em si mesmos e que eles têm o mesmo potencial que os estudantes dos grandes centros”, destaca a professora que leciona para o 6º ano do ensino fundamental.
A escola se destacou na 6ª edição da Obmep com alunos medalhistas nas categorias: Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa. Nessa escola estão presentes outros projetos pedagógicos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), como o ‘Escola de Tempo Integral’ que atende cerca de 100 alunos no contraturno das aulas para o aprimoramento dos estudos e desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer atividades.
A 6ª Edição da Obmep recebeu 19,6 milhões de inscrições de alunos, que representam 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal. Só em Minas Gerais foram registradas inscrições de mais de dois milhões de estudantes, em 4.299 escolas de 847 municípios. Mais de 86% das escolas públicas do estado participaram da Olimpíada. Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Conquistas
Em 2009, os alunos mineiros conquistaram um total de 776 medalhas, sendo 71 de Ouro, 223 medalhas de Prata e 482 medalhas de Bronze. Minas Gerais também obteve o primeiro lugar nacional do ensino médio, com o estudante Cássio Henrique Vieira Morais, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa – Coluni, em Viçosa, na Zona da Mata.
Nos anos de 2008 e 2007, os mineiros também lideraram o ranking conquistando o maior número de medalhas entre todos os estados do

Nenhum comentário:

Postar um comentário