Em Minas PPS é Serra, Aécio, Anastasia e Itamar

Convenção define: Em Minas, PPS é Serra, Anastasia, Itamar e Aécio
Aécio Neves, Itamar Franco, e Antonio Anastasia viram ser aprovadas por unanimidade suas candidaturas ao Senado e ao governo do estado
Por: Júlio César
Um ato político capaz de demonstrar a força da unidade em torno do projeto que vem governando o estado com índices de aprovação jamais conquistados em Minas. A Convenção do PPS-MG reuniu mais de 400 pessoas no auditório do Crea no sábado, dia 26, em um encontro que contou com a presença das principais lideranças políticas da aliança construída em 2002 em torno da eleição de Aécio Neves para seu primeiro mandato como governador.

Além de Aécio, participaram da Convenção o atual governador e candidato à reeleição Antonio Anastasia, o presidente da Assembléia e pré candidato a vice governador com apoio do PPS, deputado Alberto Pinto Coelho, o ex-presidente da República Itamar Franco, candidato do partido ao Senado e o presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado estadual Nárcio Rodrigues.
Os socialistas mineiros aprovaram por unanimidade o apoio oficial do partido às candidaturas majoritárias de José Serra a presidência da República, de Anastasia a reeleição ao governo do estado, e de Itamar e Aécio às duas cadeiras do Senado. Para as chapas proporcionais de candidatos e candidatas a deputado federal e estadual, foi aprovada pelo pleno, também por unanimidade, que caberá a Comissão Executiva do PPS-MG definir o número de candidatos que o partido irá apresentar à sociedade a partir de julho.

Radicalidade Democrática
A Convenção do PPS mineiro deu mais uma mostra do crescimento e da pluralidade que o partido vem conquistando em todas as regiões do estado. Prefeitos, deputados, vereadores e dirigentes se misturaram à centenas de militantes com atuação nos movimentos sociais, classistas, de juventude, mulheres e meio ambiente.

Um a um, cada núcleo de atuação do partido fez questão de subir a tribuna e comemorar a decisão ousada e coletiva de lançar o nome de Itamar Franco para o Senado, diretriz que, segundo o presidente do PPS-MG, Paulo Elisiário, se torna a mostra definitiva de que o partido deixou de ser coadjuvante em Minas Gerais para assumir o lugar que sempre buscou em seus 88 anos de história, o de uma força política de protagonismo reconhecido, capaz de aglutinar os setores mais progressistas da sociedade em nome de um projeto democrático, ético e sustentável.
O dirigente lembrou também a necessidade de que os avanços conquistados em Minas podem e devem ser traduzidos em uma agenda nacional de desenvolvimento e responsabilidade na gestão pública. Por isso, destacou Elisiário, o PPS de Minas será ativista e militante da campanha do ex-governador de São Paulo, José Serra, à presidência da República.

Perfil do PPS em Minas Gerais
Presente em cada uma das 66 microrregiões de Minas Gerais, o PPS conta hoje com duas bancadas compostas por quatro deputados estaduais (Neider Moreira, Sebastião Costa, Gláucia Brandão e Djalma Diniz) e três deputados federais (Geraldo Thadeu, Humberto Souto e Alexandre Silveira).

Em 2008, foram eleitos pelo partido 34 prefeitos, 40 vice-prefeitos e 336 vereadores. Recentemente, o partido venceu uma disputa histórica em Ipatinga, principal município do Vale do Aço. Candidato a prefeito pela primeira vez para as eleições extemporâneas que ocorreram em maio, o socialista Robson Gomes juntou-se ao prefeito de Poços de Caldas, Paulo Couro Minas, entre os prefeitos filiados ao PPS eleitos pela população de duas das dez maiores cidades do estado.


No Poder Legislativo, o mandato de maior destaque é o exercido pela presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Luzia Ferreira, que cumpre seu segundo mandato consecutivo na casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário